Dando sequência aos trabalhos sobre o período colonial e o período joanino, o programa de pesquisa da MAPA concluiu em 2013 a inserção, na base de dados MAPA/SIAN, de informações sistematizadas sobre os cargos e órgãos da administração pública brasileira existentes durante o período imperial .
O trabalho incluiu não só as secretarias de Estado como também inúmeras repartições das mais diferentes áreas de atuação do governo central, incluindo instituições importantes como o Conselho de Estado. No total, são cerca de 300 órgãos que compuseram a administração pública entre 1822 e 1889,contemplando ainda os primeiros anos da República, mais especificamente até 1891, quando foi realizada a primeira grande reforma administrativa do novo governo.
Com essas informações, é possível traçar uma grande panorama da atividade administrativa do Estado brasileiro no século XIX, recuperando a trajetória destas instituições, de forma acompanhar as sucessivas alterações na sua estrutura, competência, subordinação, etc.
Outros resultados deste projeto podem ser vistos no Dicionário da Administração Pública Brasileira do Período Imperial e na publicação Estado e Administração: A Construção do Brasil Independente (1822-1840).
Para saber mais, faça sua pesquisa na base de dados MAPA
Lista completa dos órgãos da administração imperial disponíveis na Base de Dados MAPA/SIAN (por ordem alfabética):