Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Base de dados
Início do conteúdo da página

Base de Dados

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h37 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 17h37 | Acessos: 36420

Base de dados MAPA/SIAN

O que é
A base possui uma enorme gama de informações, totalizando mais de 2000 órgãos cadastrados.
Integrada ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN), a Base de Dados MAPA é uma ferramenta de consulta disponível na internet que armazena informações sobre diversos órgãos da estrutura administrativa brasileira desde o período colonial até nossos dias.
Sua estrutura é organizada de forma a oferecer o retrato de cada órgão estudado desde sua criação, discriminando sua estrutura administrativa, suas competências, seu nível hierárquico e a legislação pertinente a cada época de sua história.

Seu universo contempla os órgãos integrantes do Poder Executivo, incluindo a administração direta e indireta, e, no período anterior à proclamação da República, os órgãos da administração central.

Importância
Através da Base MAPA é possível recuperar uma série de características representativas de um determinado órgão da administração pública brasileira, assim como os momentos precisos de mudanças ao longo de sua existência. Além disso, as informações reunidas na Base se inserem nos estudos que vêm sendo realizados sobre a administração pública, por serem os órgãos públicos os produtores dos documentos a serem recolhidos ao Arquivo Nacional.

Estas informações podem, portanto, subsidiar a compreensão do contexto em que estes registros históricos foram produzidos, assim como facilitar na compreensão da dinâmica político-institucional que elege e define as políticas públicas a serem implementadas, entendendo-as como uma resposta às demandas da sociedade.

Atualizações

Contando hoje com informações referentes a órgãos da administração pública brasileira em diferentes períodos, a Base MAPA está em constante atualização, tendo novas adições de conteúdo feitas rotineiramente.

Nos últimos anos, a inserção de material obedeceu aos critérios elaborados dentro dos projetos realizados pelo MAPA, dando maior ênfase: aos órgãos da administração colonial, revistos a partir do conteúdo do livro Fiscais e Meirinhos, lançado em 1985; aos órgãos da administração joanina (1808-1822), que também foram compilados no livro Estado e administração: a corte joanina no Brasil; aos órgãos da administração vigentes durante o primeiro reinado (1822-1840) aos órgãos que atuaram durante o segundo reinado (1840-1891); aos órgãos existentes na Primeira República(1889-1930) e no governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934); aos órgãos diretamente ligados ao Poder Executivo de 1990 a 2020, incluindo aí todos os ministérios e secretarias.

 

Acesso

A Base MAPA pode ser acessada pelo portal do Arquivo Nacional na internet ou pelo link abaixo. Ao clicar, você será encaminhado ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Após efetuar o cadastro, clique sobre o item “MAPA”  no menu superior. 

Acesse aqui a Base de Dados MAPA/SIAN

registrado em:
Fim do conteúdo da página