Base de Dados

 

Destaques

 

                                                                     

             O livro Estado e Administração: A Construção do Brasil Independente (1822-1840) busca compreender a estruturação do Poder Executivo entre o pós-independência e a ascensão de D. Pedro II ao trono. Saiba mais....

   

 

 

Produção

 

 

Publicações

Nasceu em Recife, Pernambuco, em 27 de fevereiro de 1865. Formou-se pela Faculdade de Direito do Recife em 1889. Em seu estado natal, atuou como intendente municipal, delegado de polícia, membro da junta governativa de Pernambuco e deputado estadual (1892). Exerceu ainda os cargos de chefe de polícia no Rio Grande do Norte, procurador da República durante o governo de Prudente de Morais e prefeito da cidade do Recife (1899). Deputado federal (1900), assumiu o Ministério da Justiça e Negócios Interiores (1909) durante o governo de Nilo Peçanha. Em sua gestão no ministério, regulamentou o patronato dos egressos da prisão e organizou a comissão encarregada de elaborar o Código de Processo Civil e Criminal do Distrito Federal. Foi também professor de direito criminal na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (1897) e um dos fundadores do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais. Morreu no Rio de Janeiro em 1928.

 

Fonte

CABRAL, Dilma et al. Ministério da Justiça 190 anos: justiça, direitos e cidadania no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012.

Notícias e Eventos

O II Encontro NuMem/IFRS: História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul tem por objetivo discutir a história e a memória da educação profissional e tecnológica no Brasil. O evento será realizado entre os dias 14 e 15 de outubro de 2026. Para maiores informações acesse.