Brasil

8 de Janeiro – Assinatura do Tratado de Amizade, Navegação e Comércio com a França.

21 de Janeiro – Nomeação do quinto gabinete ministerial do Império.

22 de Janeiro – Decreto nomeia os senadores do Império.

Fevereiro – Bloqueio do rio da Prata pelas forças navais Brasileiras.

6 de Maio – Instalação da Assembleia Geral do Império.

Lei de 9 de Setembro – Marca as datas de 9 de janeiro, 25 de março, 3 de maio, 7 de setembro e 12 de outubro como dias de festividade nacional.

5 de Novembro – Inauguração da Academia Imperial de Belas Artes.

23 de Novembro – Carta de lei ratifica a convenção entre Brasil e Grã-Bretanha para a abolição

do tráfico de escravos.

11 de Dezembro – Morte da imperatriz d. Leopoldina.

 

Mundo

4 de Março – O rei d. João VI adoece gravemente em Portugal e institui um Conselho de Regência presidido por sua filha, a infanta d. Isabel Maria.

10 de Março – Morte de d. João VI e proclamação de d. Pedro I, imperador do Brasil, como d. Pedro IV, rei de Portugal.

29 de Abril – D. Pedro IV outorga uma carta constitucional para Portugal.

2 de Maio – D. Pedro IV abdica condicionalmente do trono português em favor de sua filha d. Maria da Glória.

22 de Junho a 15 de Julho – Realização do Congresso do Panamá visando ao estabelecimento de uma aliança entre os países americanos de colonização espanhola, com a participação do plenipotenciário Brasileiro Theodoro José Biancardi.

15 de Julho – A Confederação da América Central, Grã-Colômbia, México e Peru celebra o Tratado de União, Liga e Confederação Perpétua.

31 de Julho – Juramento da Carta Constitucional de Portugal

4 de Outubro – O infante d. Miguel presta juramento à Carta Constitucional portuguesa de 29 de abril em Viena.

29 de Outubro – D. Miguel casa-se, por procuração, com sua sobrinha d. Maria da Glória, herdeira do trono de Portugal.