Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Produção > Assuntos > Produção > Publicações > Cadernos MAPA > A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil (1823-1891)
Início do conteúdo da página
Cadernos MAPA

A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e a consolidação das relações exteriores no Brasil (1823-1891)

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 15h16 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 17h10 | Acessos: 4704

Caderno MAPA n. 7

Louise Gabler

Gratuito

Ano de publicação
2013
Versão disponível
Digital
 

Visualizar e-Book

 


 

 

Sinopse

O sétimo volume da série de publicações virtuais Cadernos MAPA trata da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros durante o período imperial brasileiro, dando continuidade ao projeto Política e Administração: a genealogia dos ministérios brasileiros.

Seguindo o modelo das publicações anteriores, este volume possui dois eixos principais. O primeiro é centrado em um texto que investiga a trajetória administrativa da Secretaria de Estado ao longo do século XIX, analisando suas mudanças de estrutura e contextualizando sua trajetória com as diferentes conjunturas políticas e sociais do período.

O segundo eixo busca evidenciar individualmente como as diferentes reformas administrativas interviram em cada uma das repartições que compunham a administração central do órgão, evidenciando os laço de continuidade e as distribuições funcionais estabelecidas ao longo do período. Para isso, seguindo a metodologia MAPA, cada uma dessas repartições são apresentadas em planilhas no Anexo do trabalho, juntamento com organogramas gerais da Secretaria de Estado, para facilitar a localização das informações.

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página