Política e administração: a genealogia dos ministérios brasileiros

Este projeto dedica-se à análise dos diversos aspectos que envolvem o Estado brasileiro e sua organização administrativa, orientando-se em duas frentes de trabalho. A primeira destina-se ao estudo dos órgãos da administração central, isto é, as secretarias de Estado, que vigoraram com esta denominação entre 1821 e 1891, e os ministérios e secretarias republicanas ao longo do século XX, buscando traçar a genealogia desses órgãos e inserindo-os paulatinamente em nossa base de dados. Atualmente, todos os ministérios brasileiros até 1945 estão disponíveis para a consulta.
A segunda frente, é o constante acompanhamento e inserção de dados sobre as reformas nos órgãos centrais da administração pública federal, desde o governo Collor até os dias atuais.
A execução deste projeto impôs uma série de adaptações na metodologia consolidada pelo MAPA, considerando as profundas transformações atravessadas pela administração central/federal ao longo de mais de dois séculos. Tais ajustes podem ser conhecidos na nota técnica referente a este projeto.
Além das informações na base de dados MAPA este projeto já gerou diversos trabalhos monográficos sobre a temática, que deram origem uma sequência de textos e publicações da série Cadernos MAPA:
• Caderno Mapa, n. 2, O Império Brasileiro e a Secretaria de Estados dos Negócios de Justiça
• Caderno Mapa n. 5, A Secretaria de Estado dos Negócios do Império
• Caderno Mapa n. 6, A Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra
• Caderno Mapa n. 8, A Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha
• Caderno Mapa n. 9, A Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda e o Tesouro Nacional
• Aspectos gerais da Reforma Administrativa de 2019
• Aspectos gerais da Reforma Administrativa de 2023
Botões redes sociais