Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Assuntos > Produção > Publicações > Biografias > João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior, conde de Anadia
Início do conteúdo da página

João Rodrigues de Sá e Melo Meneses e Souto Maior, conde de Anadia

Acessos: 4324

Nasceu em Aveiro, Portugal, em 11 de novembro de 1755. Filho de Aires de Sá e Melo, diplomata, secretário de Estado adjunto do marquês de Pombal e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra. Casou-se com Maria Antônia de Carvalho Cortez de Vasconcelos, filha de Manuel Antônio Cortez de Vasconcelos, fidalgo da Casa Real e senhor do Morgado de Santa Eufemia. Foi ministro plenipotenciário em Berlim e sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa. Desempenhou em Portugal as funções de moço-fidalgo com exercício no Paço, fidalgo-escudeiro, senhor donatário da vila de Anadia, comendador de São Paulo de Maçãs, alcaide-mor de Campo Maior e membro do Conselho da Fazenda. Recebeu da rainha d. Maria I o título de visconde de Anadia por carta de 8 de maio de 1786, e o de conde do príncipe regente d. João VI, em 17 de dezembro de 1808. Transferiu-se com a família real para o Brasil, onde foi nomeado secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, cargo que exerceu até sua morte, em 30 de dezembro de 1809. Foi sepultado no convento de Santo Antônio, no Rio de Janeiro.


Bibliografia

MALERBA, Jurandir. A corte no exílio: civilização e poder no Brasil às vésperas da Independência (1808-1821). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ZÚQUETE, Afonso Eduardo Martins. Visconde e condes de Anadia. In: ____ (coord.). Nobreza de Portugal e do Brasil. V. 2. Lisboa: Enciclopédia, 1960.

Fim do conteúdo da página