Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Francisco Giraldes

Acessos: 4334

Nasceu em Portugal, [c. 1510 a 1550]. De família de origem florentina, era filho de Maria Pais e Lucas Giraldes, banqueiro e mercador com atuação em Portugal desde os inícios do século XVI, com negócios em várias áreas como o comércio de açúcar da Madeira, escravos e especiaria, armação e abastecimento das armadas com destino às Índias. Sua família tornou-se nobre no reinado de d. João III, tendo seu pai sido responsável por operações de crédito e bancárias da Coroa portuguesa no período. Lucas Giraldi pediu a legitimação dos filhos – Francisco, Luísa e Maria Giraldi – em 1550, que lhe foi concedida. Casou-se com Lucrecia Lafetá, também de origem italiana, da família do mercador João Francisco Affaitati. Foi embaixador português na Inglaterra (1571-1578) e na França (1579-1581). Com a morte de seu pai, em 1565, herdou a capitania de Ilhéus, comprada de Jerónimo de Figueiredo Alarcon (1561). Nomeado governador-Geral do Brasil, recebeu regimento em 9 de março de 1588. Viajou para o Brasil para ocupar o cargo, mas não conseguiu desembarcar, retornando para Lisboa. Foi nomeado cavaleiro da Ordem de Cristo, cavaleiro da Casa Real e conselheiro de Estado. Faleceu em Lisboa, em [c. 1589 ou 1590].

 

Bibliografia
COSENTINO, Francisco Carlos. Governadores gerais do Estado do Brasil (Séculos XVI-XVII). Ofícios, regimentos, governação e trajetórias. São Paulo. Annablume editora. 2009.

UNIVERSIDADE DE LISBOA. GIRALDI, Lucas. Disponível em: <https://goo.gl/xz3aEk> . Acesso em: 11 nov. 2014.

VIANNA JÚNIOR, Wilmar da Silva. O governo-geral do tempo dos Felipes. Disponível em: <https://goo.gl/v7ftEf> . Acesso em: 11 nov. 2014.

Fim do conteúdo da página