Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Assuntos > Produção > Publicações > Biografias > Manoel Vieira da Silva Borges e Abreu, barão de Alvaiázere
Início do conteúdo da página

Manoel Vieira da Silva Borges e Abreu, barão de Alvaiázere

Acessos: 3539

Nasceu em Vila Nova de Ourém, Portugal, em 11 de novembro de 1753. Formou-se em medicina na Universidade de Coimbra. Exerceu a profissão em sua cidade natal até ser nomeado médico da Real Câmara e físico-mor do Reino. Em 1808 veio para o Brasil com a família real, sendo designado provedor de saúde da Corte e Estado do Brasil. Fidalgo da Casa Real e do conselho de d. João, em 1818 recebeu o título de primeiro barão de Alvaiázere. No Brasil publicou a obra Reflexões sobre alguns dos meios propostos por conducentes para melhorar o clima da cidade do Rio de Janeiro. Em 1821 regressou a Portugal junto com d. João VI. Morreu em Aldeia da Cruz, em 17 de novembro de 1826.


Bibliografia

MALERBA, Jurandir. A corte no exílio: civilização e poder no Brasil às vésperas da Independência (1808 a 1821). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

ZÚQUETE, Afonso Eduardo Martins. Barões de Alvaiázere. In: ____ (coord.). Nobreza de Portugal e do Brasil. V. 2. Lisboa: Enciclopédia, 1960. p. 263-264.

Fim do conteúdo da página