Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Biografias > Leandro de Sacramento, Frei
Início do conteúdo da página

Leandro de Sacramento, Frei

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 14h14 | Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 15h40 | Acessos: 2175

Nasceu em Recife, Pernambuco, em 1778. Filho de Jorge Ferreira da Silva e Theresa de Jesus Silva. Entrou para a Ordem do Carmo, e recebeu o hábito de frei carmelita em 1798. Obteve permissão para realizar seus estudos na Universidade de Coimbra, tendo se licenciado em Filosofia, em 1806. Em 1808, por solicitação da Junta de Governo de Pernambuco, publica memória sobre as nitreiras naturais ou artificiais, enviada ao ministro d. Rodrigo Sousa Coutinho. Foi nomeado lente para a cadeira de botânica e zoologia da Academia Médico-Cirúrgica Médica do Rio de Janeiro, criada pelo decreto de 9 de dezembro de 1814. A partir de 1815, passou a realizar aulas de botânica, bastante concorridas, no Passeio Público, em um pavilhão construído para esse fim. Foi nomeado, em 1824, o primeiro diretor do Jardim Botânico da Lagoa de Rodrigo de Freitas, o que conferiu um novo perfil à instituição. Seguindo as determinações do governo imperial, introduziu novas espécies de plantas e propagou as que já se cultivavam no Jardim Botânico, visando estender essas culturas pelas províncias. Promoveu um intercâmbio de espécies com o Jardim Botânico de Cambridge. Considerado um botânico de prestígio no meio científico, estabeleceu relações com naturalistas estrangeiros e instituições europeias. Teve fundado em sua homenagem o gênero Leandra, pelo naturalista italiano Giuseppe Raddi. Foi sócio de diversas academias científicas como a de Munique, Londres e Rússia. Morreu no Rio de Janeiro, em 1° de janeiro de 1826.

 

Bibliografia
BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. “Leandro de Sacramento, Frei”. In: Dicionário bibliográfico brasileiro. Rio de Janeiro: Typ. Nacional, 1883-1902. 7 v. Vol. 5. Disponível em: <https://goo.gl/W3h35F> . Acesso: 9 jun. de 2015.

GAMA, José de Saldanha da. Biographia do botanico brasileiro Fr. Leandro do Sacramento. Memória lida no Instituto Histórico pera S. M. o Imperador. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomo XXXII, p. 181-230, 1869.

PINTO, Edgar Roquette. Ensaios brasilianos: ensaios sobre os aspectos e figuras do ensino, da literatura e da ciência. São Paulo, Brasiliana, 1941. Disponível em: <https://goo.gl/ErdgDn> . Acesso em: 1º jul. 2015.

Fim do conteúdo da página