Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Assuntos > Produção > Publicações > Cadernos MAPA > A Secretaria de Estado dos Negócios do Império (1823-1891)
Início do conteúdo da página
Cadernos MAPA

A Secretaria de Estado dos Negócios do Império (1823-1891)

Acessos: 5734

Caderno MAPA n. 5

Rodrigo de Sá Netto

Gratuito

Ano de publicação
2013
Versão disponível
Digital
 

Visualizar e-Book

 


 

 

Sinopse

O quinto número da série de publicações virtuais Cadernos MAPA dá continuidade ao projeto Política e administração: a genealogia dos ministérios brasileiros, recuperando diferentes aspectos da trajetória administrativa dos principais órgãos do Poder Executivo em diferentes períodos da história nacional.

Nesse sentido, o trabalho A Secretaria de Estado dos Negócios do Império retoma a história desta que foi umas principais instituições administrativas do período imperial, e que centralizou diversas atribuições ao longo do século XIX, possuindo um campo de atuação que influenciava diretamente um extenso conjunto de aspectos da vida social, política e econômica do Brasil oitocentista.

A publicação conta com um texto que busca explicitar as relações da Secretaria com as diferentes conjunturas apresentadas durante o Império, elucidando a dinâmica de sua evolução administrativa e contextualizando sua atuação no âmbito da história do país. Além disso, no Anexo do trabalho, cada órgão que compôs a estrutura da Secretaria no período recebe um tratamento individualizado, com informações organizadas em formas de planilhas, que registram sua evolução e as alterações sofridas em suas atribuições e composição. Através destas planilhas, é possível recuperar suas trajetórias individuais, entendendo melhor as diversas modificações que esses órgãos sofreram e identificando como as diferentes competências da Secretaria foram distribuídas entre suas repartições ao longo do tempo. A publicação conta ainda com uma série de organogramas, para facilitar a identificação dessa estrutura administrativa.

 

 

Fim do conteúdo da página