Programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira
Criado, em 1981, como parte do projeto de modernização do Arquivo Nacional, o grupo de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA) tinha como principal objetivo atender às áreas técnicas no processo de identificação e organização dos conjuntos documentais sob a guarda da instituição.
As novas demandas impostas ao Arquivo Nacional e a exigência da elaboração de ações voltadas para a administração pública federal colocaram o imperativo de ampliar o conhecimento sobre sua organização e funcionamento, o que levou a uma adequação metodológica da pesquisa realizada pela equipe MAPA. Com a sua transformação em um programa de pesquisa permanente, integrado à Coordenação-Geral de Gestão de Documentos (COGED) a partir de 2002, suas atividades hoje estão voltadas para as necessidades da gestão de documentos na administração pública federal, contribuindo para o estabelecimento de padrões de eficiência e qualidade do trabalho técnico.
Suas atribuições envolvem a reunião e a sistematização de informações relativas à história da administração pública desde o período colonial, organizadas por meio de metodologia própria, que retrata a dinâmica administrativa e suas constantes transformações, fornecendo o registro rigoroso e padronizado da legislação sobre o tema em diversos momentos históricos. A recuperação da trajetória das funções públicas e de sua relação com os órgãos e entidades que as exerceram também auxilia no tratamento técnico da documentação sob a guarda do Arquivo Nacional.
Além disso, o trabalho do MAPA busca suprir a crescente demanda de estudos sobre a história do Estado nacional e a evolução de suas políticas públicas. Para isso, o grupo vem tentando disponibilizar seu trabalho por diferentes meios de divulgação, como publicações impressas e virtuais e o Dicionário da Administração Pública On-Line, lançado no segundo semestre de 2011 junto com a página do MAPA na internet.
Botões redes sociais