Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimos verbetes do dicionário on-line > Assuntos > Produção > Publicações > Biografias > Pedro Carlos António Rafael José Xavier Francisco João Nepomuceno Tomás de Vilanova Marcos Marcelino Vicente Ferrer Raimundo de Bourbon e Bragança
Início do conteúdo da página

Pedro Carlos António Rafael José Xavier Francisco João Nepomuceno Tomás de Vilanova Marcos Marcelino Vicente Ferrer Raimundo de Bourbon e Bragança

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 11h58 | Última atualização em Sexta, 31 de Julho de 2020, 17h48

Nasceu no Palácio Real de Aranjuez, em Madri, Espanha, em 18 de junho de 1786. Foi o primogênito e único sobrevivente dos três filhos do infante Gabriel de Bourbon (1752-1788), filho do rei Carlos III, da Espanha, e da infanta d. Maria Ana Vitória Josefa de Bragança (1768-1788), filha do rei d. Pedro III e da rainha Maria I, de Portugal. Em 1788, perdeu os pais de varíola, tendo sido criado inicialmente na Espanha, mas ainda muito cedo foi enviado para Lisboa, onde foi educado. Acompanhou a família real portuguesa na transferência da sede do Reino para o Brasil, sob ameaça de destituição da Casa de Bragança e de invasão de Lisboa pelo exército franco-espanhol. Casou-se com sua prima d. Maria Teresa de Bragança, em 13 de maio de 1808, filha primogênita de d. João VI e de Carlota Joaquina, com quem teve um único filho, d. Sebastião de Bourbon e Bragança. Nesta data foi criado o cargo de almirante general da Marinha, especialmente para sua nomeação e sem que pudesse ser ocupado por outra pessoa, cujas atribuições sobrepujavam as do ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos. Morreu no Rio de Janeiro, em 26 de maio de 1813.

Dilma Cabral
Jun. 2019

 

Bibliografia

COLVERO, Ronaldo Bernardino. Bajo su real protección: as relações internacionais e a geopolítica portuguesa na região do Rio da Prata (1808 - 1812). 1. ed. Porto Alegre - RS: EdiPUCRS, 2015.

LIGHT, Kenneth. A viagem marítima da família real: a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

PEREIRA, José Maria Dantas. Elogio histórico do senhor D. Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, Infante de Espanha, e Portugal: almirante general da marinha portuguesa: composto e oferecido à muito augusta princesa a senhora D. Maria Thereza viúva do mesmo senhor. Rio de Janeiro: Impressão Régia, 1813. Disponível em: https://bit.ly/2R6RZJF. Acesso em: 11 jun. 2019.

Fim do conteúdo da página