Base de dados MAPA/SIAN
O que é
A base possui uma enorme gama de informações, totalizando mais de 2000 órgãos cadastrados.
Seu universo contempla os órgãos integrantes do Poder Executivo, incluindo a administração direta e indireta, e, no período anterior à proclamação da República, os órgãos da administração central.
Importância
Estas informações podem, portanto, subsidiar a compreensão do contexto em que estes registros históricos foram produzidos, assim como facilitar na compreensão da dinâmica político-institucional que elege e define as políticas públicas a serem implementadas, entendendo-as como uma resposta às demandas da sociedade.
Atualizações
Contando hoje com informações referentes a órgãos da administração pública brasileira em diferentes períodos, a Base MAPA está em constante atualização, tendo novas adições de conteúdo feitas rotineiramente.
Nos últimos anos, a inserção de material obedeceu aos critérios elaborados dentro dos projetos realizados pelo MAPA, dando maior ênfase: aos órgãos da administração colonial, revistos a partir do conteúdo do livro Fiscais e Meirinhos, lançado em 1985; aos órgãos da administração joanina (1808-1822), que também foram compilados no livro Estado e administração: a corte joanina no Brasil; aos órgãos da administração vigentes durante o primeiro reinado (1822-1840) aos órgãos que atuaram durante o segundo reinado (1840-1891); aos órgãos existentes na Primeira República(1889-1930) e no governo provisório de Getúlio Vargas (1930-1934); aos órgãos diretamente ligados ao Poder Executivo de 1990 a 2020, incluindo aí todos os ministérios e secretarias.
Acesso
A Base MAPA pode ser acessada pelo portal do Arquivo Nacional na internet ou pelo link abaixo. Ao clicar, você será encaminhado ao Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Após efetuar o cadastro, clique sobre o item “MAPA” no menu superior.