Base de Dados

 

Destaques

200 anos da Constituição - A primeira Constituição brasileira foi outorgada por d. Pedro I em 25 de março de 1824, e conferiu as bases da organização político-institucional do país independente. Em 1822 d. Pedro convocou uma assembleia constituinte com a tarefa de elaborar uma Constituição para o Brasil. Instalada em 3 de maio de 1823, a assembleia foi dissolvida pelo imperador em 12 de novembro deste mesmo ano Continue lendo

Produção

 

 

Publicações

Brasil

Criação da capitania real de Pernambuco.

Junho - Início do governo-geral de d. Jorge de Mascarenhas, marquês de Montalvão (1640-1641). D. Jorge foi também agraciado com o título de Vice-rei do Brasil, que, até o século XVIII, só será concedido a alguns governadores-gerais.

 

Portugal

Movimento da Restauração põe fim ao período da União Ibérica, e Portugal retoma sua autonomia política, sob o reinado de d. João IV, da dinastia dos Bragança (1640-1656).

Dezembro - Decreto criando o Conselho de Guerra em Portugal.

 

Notícias e Eventos

A  8ª Semana Nacional de Arquivos acontecerá entre os dias 3 e 9 de junho de 2024 em todo o Brasil.  O tema deste ano gira em torno da acessibilidade. 
A SNA tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos em 2007. O marco remete à criação do Conselho pela Unesco, em 1948. Para informações e inscrições clique aqui.