Nasceu em 6 de dezembro de 1843, na cidade de Itu, província de São Paulo. De família tradicional da elite cafeeira paulista, era o filho do médico Antônio de Paula Sousa, deputado provincial, deputado geral e ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas (1865-1866) e Maria Rafaela de Aguiar de Barros. Seu avô paterno, Francisco de Paula Souza e Mello, foi deputado às Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa (1821), deputado à Assembleia Nacional Constituinte (1823), senador e secretário de Estado do Negócios do Império, e seu tio Bento Francisco de Paula Sousa foi deputado geral, ministro da Marinha (1882) e conselheiro do Império. Pelo lado materno, era neto de Antônio Pais de Barros, o barão de Piracicaba, grande proprietário de terras e fundador da cidade de Rio Claro. Iniciou seus estudos no colégio Brás Carneiro Leão, em Itu, em seguida no Colégio Galvão, na cidade de São Paulo, e Calógeras, em Petrópolis, na província do Rio de Janeiro. Em 1858, viajou para Alemanha, para realizar estudos secundários no Colégio Krauze, em Dresden. Retornou ao Brasil em 1861, por doença na família, mas voltou à Europa no mesmo ano. Matriculou-se na Escola Politécnica de Zurique, e transferiu-se em 1863 para a Escola Politécnica de Karlsruhe, na Alemanha. Em 1867, retornou ao Brasil, sendo nomeado no ano seguinte chefe da Inspetoria Geral de Obras Públicas de São Paulo, permanecendo poucos meses no cargo. Em 1871, foi contratado como engenheiro na Companhia Ituana de Estrada de Ferro, na construção do ramal de prolongamento da linha Jundiaí-Itu. Ainda esse ano, passou a atuar na Companhia Paulista, dirigida pelo engenheiro-chefe Antônio Pereira Rebouças Filho, na construção do trecho Campinas-Rio Claro. Em 1883, ocupou o cargo de engenheiro-chefe da construção da nova Estrada de Ferro Rio Claro, que projetava ligar Rio Claro a São Carlos, e assume em 1886 o cargo de inspetor-geral da Companhia Ituana. Participou ainda como sócio, ao lado do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, da Companhia Paraná Industrial, voltada para extração de araucária. Em 1889, assumiu a Superintendência de Obras Públicas, sendo ainda designado para dirigir os trabalhos da Comissão de Saneamento das Várzeas da Capital, ao lado do engenheiro Teodoro Sampaio. Dirigiu os trabalhos da comissão de estudos para a construção da estrada de ferro Uberaba-Coxim, concessão do Banco União de São Paulo. Republicano e abolicionista, participou da fundação do clube republicano de Itu e do Partido Republicano Paulista (PRP), e da primeira convenção republicana, a Convenção de Itu, ambos em 1873. Iniciou carreira política em 1892, como deputado estadual pelo PRP, assumindo a presidência da Câmara estadual. Nesse ano, foi nomeado para o Ministério das Relações Exteriores, pelo presidente Floriano Peixoto (1891-1894), permanecendo poucos meses no cargo. Assumiu o Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, por ocasião da crise política que levou à renúncia dos ministros Custódio de Melo e Serzedelo Correia, respectivamente das pastas da Marinha e Fazenda. Apresentou projeto de criação de uma escola politécnica, a primeira instituição de ensino superior de um governo estadual, que seria fundada como Instituto Politécnico de São Paulo, inaugurado em 1894, sob sua direção. Reeleito deputado estadual em 1895, abdicou do mandato para continuidade de suas atividades na Escola Politécnica. Em 1898, foi secretário da Agricultura, Comércio, Viação e Obras Públicas de São Paulo, no governo de Francisco de Assis Peixoto Gomide, vice de Campos Sales, que renunciara ao governo do estado para disputar as eleições presidenciais. Foi diretor e professor da Escola Politécnica de São Paulo até sua morte. Em 1899, retornou como suplente à Assembleia Legislativa de São Paulo. Publicou diversos trabalhos em sua área profissional, além dos livros A República Federativa no Brasil (1869) e Estradas de ferro na província de S. Paulo (1873). Faleceu em São Paulo, em 13 de abril de 1917.
Daniela Hoffbauer
Mar. 2025
Bibliografia
CAMPOS, Maria Cristina. Ferrovias e Saneamento em São Paulo. O Antônio Francisco de Paula Souza e a construção da rede de infraestrutura territorial e urbana paulista. 2007. Tese (Doutorado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001624818. Acesso em: 7 mai. 2025.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo. Edusp. 2010, 13ª ed.
SACRAMENTO BLAKE. “Antônio Francisco de Paula Sousa.” In: Dicionário bibliográfico brasileiro. Rio de Janeiro. 1883. V.1. Disponível em: https://shre.ink/Dgdb. Acesso em: 15 jul. 2024.
SOUSA, Antônio Francisco de Paula. In: ABREU, Alzira Alves de (coord.). Dicionário histórico-biográfico da Primeira república 1889-1930. Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: https://shre.ink/DgTd. Acesso em 15 jul. 2024.