Brasil

14 de Janeiro – Decisão n. 26, cria as coletorias das Rendas Reais.

19 de Janeiro – Decisão n. 32 manda cessar a cobrança dos direitos de importação e exportação de gêneros entre as províncias do Império a partir de 1º de julho.
 
8 de Fevereiro – Decisão n. 63 cria as Coletorias Gerais.
 
17 de Fevereiro – Decreto transforma os hospitais militares em hospitais regimentais.
 
21 de Fevereiro – Decreto extingue a Real Junta de Fazenda dos Arsenais do Exército, Fábricas e Fundições.
 
Fevereiro – Fundação da Sociedade Conservadora da Constituição Política Jurada do Império do Brasil, em torno da qual se reuniram os defensores de d. Pedro I e da monarquia constitucional.
 
9 de Março – Decreto cria a Academia Militar e de Marinha, a partir da incorporação das academias Imperial Militar e dos Guardas-Marinhas.
 
3 e 4 de Abril – Revolta dos militares liberais exaltados das fortalezas das ilhas das Cobras e Villegagnon, no Rio de Janeiro, em defesa dos princípios federalistas e republicanos.
 
12 de Abril – Decreto regulamenta a execução da lei de 7 de novembro de 1831 que abolia o tráfico de escravos para o Brasil.
 
14 de Abril – Abrilada, levante militar em Recife com o objetivo de reconduzir d. Pedro I ao trono Brasileiro.
 
17 de abril – Revolta no Rio de Janeiro integrada por civis e militares e liderada pela facção política dos ‘caramurus’, em defesa da Constituição de 1824 e da monarquia centralizada.
 
30 de Julho – Fracassa o golpe de Estado liderado pelos padres Diogo Antônio Feijó, José Bento e José Custódio Dias, cujo objetivo era fazer aprovar a Constituição de Pouso Alegre pela Assembleia Geral.
 
3 de Agosto – Nomeação do décimo terceiro gabinete ministerial do Império.
 
13 de Setembro – Nomeação do décimo quarto gabinete ministerial do Império.
 
24 de Outubro – Lei extingue as intendências do Ouro, casas de fundição e Intendência dos Diamantes, além do Registro Geral das Mercês.
 
25 de Outubro – Decreto extingue a Junta da Administração Diamantina do Tejuco.
 
29 de Novembro – Lei promulga o Código do Processo Criminal de primeira instância, com disposição provisória sobre a administração da Justiça Civil.
 

Mundo

4 de Junho – Promulgação do Ato de Reforma na Inglaterra, ampliando a participação eleitoral.
 
15 de agosto – Edição da Encíclica Mirari Vos, do papa Gregório XVI, condenando as ideias liberais dos movimentos revolucionários europeus.