Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional
Início do conteúdo da página

Institucional

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 17h21

Programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira

Criado em 1981, como parte do projeto de modernização do Arquivo Nacional, o grupo de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA) tinha como principal objetivo atender à necessidade das áreas técnicas do Arquivo Nacional no processo de identificação e organização dos conjuntos documentais sob a guarda da instituição.

As novas demandam impostas ao Arquivo Nacional e a necessidade de elaboração de ações voltadas para a administração pública federal colocou o imperativo de ampliar o conhecimento sobre sua organização e funcionamento, o que significou a adequação metodológica da pesquisa realizada pela equipe MAPA. Transformado num programa de pesquisa permanente, integrado a Coordenação-Geral de Gestão de Documentos-COGED a partir de 2002, as atividades do MAPA hoje estão voltadas para as necessidades da gestão de documentos na administração pública federal, contribuindo para o estabelecimento de padrões de eficiência e qualidade.

Suas atribuições envolvem a reunião e a sistematização de informações relativas à história da administração pública desde o período colonial, organizadas por meio de uma metodologia própria, que retrata a dinâmica administrativa e suas constantes transformações, fornecendo o registro rigoroso e padronizado da legislação sobre o tema em diversos momentos da história nacional. A recuperação da trajetória das funções públicas e a relação com os órgãos e entidades que as exerceram também contribui para o processo de identificação e organização dos conjuntos documentais sob a guarda da instituição.

Além disso, o trabalho do MAPA busca suprir a crescente demanda de estudos sobre a história do Estado nacional e a evolução de suas políticas públicas. Para isso, o grupo vem tentando disponibilizar seu trabalho por diferentes meios de divulgação, como livros, publicações virtuais e o Dicionário da Administração Pública On-Line, lançado no segundo semestre de 2011 junto com a página do MAPA na internet.

 

Fim do conteúdo da página