Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Links

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 12h00 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 18h54 | Acessos: 10237

Não só do acervo de instituições arquivísticas vive a história da administração pública brasileira. Felizmente, a internet oferece  acesso a vasto material para os pesquisadores interessados.

Veja uma lista de links úteis para pesquisas sobre a história administrativa do país.

Câmara

Além de um mecanismo de busca para a toda legislação brasileira a partir de 1808, o sítio da Câmara dos Deputados oferece, na sua parte de Publicações, acesso à versões digitalizadas da Coleção de Leis do Império e da República, dos Anuários Estatísticos e dos Anais da Câmara em diversos períodos.

 

Senado

O Portal de Legislação do Senado Federal contém um eficiente mecanismo de busca sobre a legislação brasileira em diferentes momentos históricos.

 

JusBrasil

O JusBrasil reúne mais de 50 milhões de documentos digitalizados, referente a atos oficiais e decisões de todas as esferas administrativas e judiciais, sendo possível inclusive consultar edições dos diários oficiais da União e dos estados brasileiros, entre outros.

 

Center for Research Libraries

O Center for Research Libraries é uma organização americana que coleta e preserva documentos de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. No seu sítio da internet é possível ter acesso a uma série de importantes fontes de consulta, incluindo diversos relatórios ministeriais do período 1821-1960, edições do Almanak Laemmert entre 1844 e 1889 e relatórios dos presidentes das províncias durante o período imperial, entre outros, totalizando mais de 670.000 páginas digitalizadas.

 

O Governo dos Outros. Imaginários Políticos no Império Português (1496-1961)

Projeto que tem como principal objetivo disponibilizar a legislação relativa ao governo político do território e das populações do Império Português entre 1496 e 1961.

 

Siorg

O Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal - SIORG é a fonte oficial de informações  a respeito da estrutura organizacional do Poder Executivo, abordando os órgãos da administração direta, autarquias e fundações. Suas informações referem-se apenas aos órgãos em atividade.

 

Planalto

Organizado pela Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, este sítio oferece um eficiente mecanismo de busca sobre a legislação brasileira, sendo possível inclusive acompanhar as alterações na redação das leis, assim como suas revogações.


 

 

 

 

Fim do conteúdo da página