Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Publicações > Assuntos > Produção > Publicações > Cadernos MAPA > A Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e a modernização do Império (1860-1891)
Início do conteúdo da página
Cadernos MAPA

A Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e a modernização do Império (1860-1891)

Acessos: 582

Caderno MAPA n. 4

Louise Gabler

Gratuito

Ano de publicação
2012
Versão disponível
Digital
 

Visualizar e-Book

 


 

 

Sinopse

O novo número da série de publicações virtuais Cadernos MAPA trata da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, criada no Brasil em 1860. Neste trabalho, é possível acompanhar a trajetória da Secretaria, retomando sua atuação no contexto político, econômico e social do Império, bem como resgatar as principais alterações administrativas sofridas pela instituição.

Esta publicação  faz parte do projeto Política e administração: a genealogia dos ministérios brasileiros e segue o modelo apresentado nos cadernos mapa anteriores, apresentando uma grande quantidade de informações sobre cada um dos órgãos integrantes da estrutura da Secretaria e recuperando suas datas de criação, extinção, alterações de competência, etc.. O material está organizado em planilhas, de forma a individualizar as informações de cada unidade administrativa e permitir que se trace uma genealogia desses diferentes elementos e da própria Secretaria como um todo até 1891. Por fim, o trabalho conta também com organogramas e um quadro de ministros que ocuparam a pasta durante o Império

 

Fim do conteúdo da página