

Caderno Mapa n.8- A Secretaria de Estado do Negócios da Marinha
Anexo
Nota técnica
Juntamente à análise apresentada nas páginas anteriores, este trabalho busca disponibilizar
informações específicas sobre a evolução dos diferentes órgãos e cargos que formavam a estrutura
administrativa central da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha no período imperial.
Seguindo a metodologia já consolidada pelo programa de pesquisa Memória da Administração
Pública Brasileira (MAPA), do Arquivo Nacional, estas informações são apresentadas nas páginas
seguintes em formas de planilhas para cada um dos órgãos analisados, com divisões que permitem o
acompanhamento das respectivas mudanças de estrutura, competências, subordinação e denominação
destas entidades.
O objetivo principal deste método de organização das informações é permitir a recuperação da
genealogia desses órgãos, identificando, a partir de um cenário de diferentes reformas administrativas,
como eles se comportavam. Assim, busca-se entender a trajetória de cada umas das repartições,
revelando, ora sua dinâmica interna, com as alterações de sua própria estrutura, ora sua relação de
continuidade, marcando sua extinção, criação e sucessão.
Um exemplo prático pode ser visto logo na primeira planilha, referente à Secretaria de Estado dos
Negócios da Marinha. Ali, é possível observar que a Secretaria possui uma relação de continuidade
funcional em relação à Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos
fundada em 1808. Esta chamada 'continuidade funcional' é estabelecida principalmente em função da
identificação, na legislação, de que ambas possuíam competências semelhantes, sendo mais interessante
sua análise como um único órgão cujo nome foi alterado.
29