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Caderno Mapa n.8- A Secretaria de Estado do Negócios da Marinha

Anexo

Nota técnica

Juntamente à análise apresentada nas páginas anteriores, este trabalho busca disponibilizar

informações específicas sobre a evolução dos diferentes órgãos e cargos que formavam a estrutura

administrativa central da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha no período imperial.

Seguindo a metodologia já consolidada pelo programa de pesquisa Memória da Administração

Pública Brasileira (MAPA), do Arquivo Nacional, estas informações são apresentadas nas páginas

seguintes em formas de planilhas para cada um dos órgãos analisados, com divisões que permitem o

acompanhamento das respectivas mudanças de estrutura, competências, subordinação e denominação

destas entidades.

O objetivo principal deste método de organização das informações é permitir a recuperação da

genealogia desses órgãos, identificando, a partir de um cenário de diferentes reformas administrativas,

como eles se comportavam. Assim, busca-se entender a trajetória de cada umas das repartições,

revelando, ora sua dinâmica interna, com as alterações de sua própria estrutura, ora sua relação de

continuidade, marcando sua extinção, criação e sucessão.

Um exemplo prático pode ser visto logo na primeira planilha, referente à Secretaria de Estado dos

Negócios da Marinha. Ali, é possível observar que a Secretaria possui uma relação de continuidade

funcional em relação à Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos

fundada em 1808. Esta chamada 'continuidade funcional' é estabelecida principalmente em função da

identificação, na legislação, de que ambas possuíam competências semelhantes, sendo mais interessante

sua análise como um único órgão cujo nome foi alterado.

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