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dade. No entanto, enquanto nação e Estado eram pensados em es-

feras distintas na Europa, no Brasil a tríade Estado-nação-Coroa foi

considerada como uma única coisa. Desse modo, a ideia de “nação

brasileira” não foi construída em oposição à antiga metrópole, ten-

do sido tomada como continuadora da tarefa civilizadora iniciada

com a colonização portuguesa (Guimarães, 1988, p. 5-7).

Além da problemática da nação, outras questões foram levantadas

acerca da produção de uma história brasileira no âmbito do Institu-

to Histórico. Temístocles Cezar, por exemplo, ao analisar o discur-

so de Januário da Cunha Barbosa, publicado em 1839 na

Revista do

IHGB

, aponta as principais questões que nortearam a historiografia

brasileira no Oitocentos:

O discurso de Januário da Cunha Barbosa sintetiza uma

série de variantes que se tornam temas do IHGB, e, por-

tanto, da historiografia brasileira, ao longo do século XIX.

A esse respeito, é preciso inscrevê-lo também em uma

rede mais ampla e complexa que engloba a busca da

cientificidade (ainda que o vocábulo não esteja presen-

te em Barbosa), como forma de se atingir a história e,

ao mesmo tempo, fazer uso político do saber histórico.

Ou seja, contar a história da nação; essa exercendo aqui

a função de conceito organizador e de recurso narrati-

vo àquela. Barbosa, na realidade, apenas sugere traços

que são reforçados ao longo do século, sobretudo, a va-

lorização e a hierarquização das fontes, a imparcialidade

do historiador (a objetividade não é ainda um vocábulo

corrente), o trabalho de equipe. Ele propõe também te-

mas de pesquisa, como a biografia, e ensaia a fixação de

uma periodização para a história brasileira. (Cezar, 2004,

p. 26-27)

Para a realização da tarefa de escrever a história da nação brasilei-

ra, seria necessário o trabalho de coleta, classificação e divulgação

de fontes documentais. Essas fontes confeririam caráter “científico”

a essa história. Além do Instituo Histórico e Geográfico Brasileiro,

outras instituições fizeram esse trabalho, tais como a Biblioteca Na-

cional e o Arquivo Público do Império, que foi criado no mesmo ano

do instituto.