Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projetos > Assuntos > Projetos > Projeto Saúde: mais de 150 anos de saúde pública na base de dados MAPA/SIAN
Início do conteúdo da página
Projeto

Projeto Saúde: mais de 150 anos de saúde pública na base de dados MAPA/SIAN

Acessos: 925

 

O programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira – MAPA concluiu um projeto de pesquisa referente aos órgãos responsáveis pelo tema saúde pública no Brasil, resgatando informações sobre órgãos e entidades públicas que estiveram voltados para esta área no âmbito Poder Executivo Federal ao longo da história. Esse esforço visou oferecer uma radiografia de cada um destes órgãos, com detalhes sobre sua criação, estrutura, competência, superior, antecessores e/ou sucessores, extinção, além do ministério aos quais estavam ligados.

Trata-se de um trabalho originalmente iniciado nos anos 1990, fruto de um convênio com o Ministério da Saúde e que resultou no levantamento e na organização de informações sobre cerca de 600 órgãos que, ao longo da história da administração pública brasileira, estiveram ligados à questão da saúde pública no país.

2009 foi iniciado um processo de revisão e atualização deste material, de forma a adequá-lo metodologicamente aos critérios adotados pela base de dados MAPA após sua migração para o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) a partir de 2006.

Inicialmente sob a órbita da Secretaria de Estado dos Negócios do Império, a questão da saúde pública como função do Estado transitou também pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores a partir de 1891, pelo Ministério da Educação e Saúde Pública estabelecido em 1930, transformado em Ministério da Educação e Saúde em 1937, até a criação do Ministério da Saúde, tal como conhecemos hoje, em 1953.

O recorte inicial utilizado remete a 1823, já que os órgãos ligados à saúde durante a administração joanina foram abordados no projeto Poder e Administração: a corte joanina no Brasil, finalizado em 2010. A partir daí, as informações levantadas cobrem mais de 150 anos, estendendo-se até 2009, com um total de cerca de 670 entidades que agora encontram-se disponíveis para consulta na internet por qualquer cidadão, através da base de dados MAPA.

Veja aqui um lista com todos os órgãos ligados à saúde pública presentes na base de dados Mapa/Sian (.pdf)

Acesse a base de dados Mapa/Sian

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página