Previous Page  66 / 161 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 66 / 161 Next Page
Page Background

Caderno Mapa n.6- A Secretaria de Estado do Negócios da Guerra

§ 5º Lavrar e registrar os contratos que se fizerem pela Secretaria.

§ 6º O resumo das resoluções de consulta das Secções do Conselho de Estado, e do Conselho Supremo

Militar com a exposição de motivos em que se fundaram, o qual deve ser anualmente impresso e

distribuído pelas diferentes repartições do Ministério da Guerra.”

Início do Período: 17/04/1868 - Fim do Período:15/11/1889

Referência legal: Decreto n. 4.156 de 17 de abril de 1868.

“ Art. 8º À seção de expediente e publicações compete preparar:

1º Todos os papéis, que houverem de subir à assinatura Imperial.

2º Os papéis relativos às nomeações e demissões dos empregados das diferentes repartições

subordinadas ao Ministério da Guerra.

3º Os que forem relativos às consultas do Conselho de Estado, e às que forem remetidas pelo Conselho

Supremo Militar.

4º Toda a correspondência, que houver de ser assinada pelo Ministro, à exceção da reservada, que será

escrita pelo diretor, e da urgente, expedida pelo gabinete.

5º O expediente e papéis que devam, conforme as ordens do Ministro, ser publicados pela imprensa.

6º O resumo das resoluções de consulta das seções do Conselho de Estado, e do Conselho Supremo

Militar, com a exposição dos motivos, em que se fundaram.”

Observações

1. O decreto n. 2.677, de 27 de outubro de 1860 informa que a 1ª Diretoria-geral e Gabinete do

Ministro era composta pelo diretor-geral, três chefes de seção; quatro primeiros oficiais, cinco segundos

oficiais, seis amanuenses, um porteiro, três contínuos e cinco correios, mas não dispõe sua localização

destes cargos na estrutura do órgão.

2. O decreto n. 4.156, de 17 de abril de 1868 transformou a Diretoria Central, que passou a ser

chamada de Secretaria de Guerra, e determinou a reformulação de suas seções. Utilizando como

critério a permanência das atribuições, consideramos que apenas a 1ª Seção foi mantida, transformada

em 2ª Seção - de Expediente e Publicações. No entanto, cabe assinalar que duas das atribuições desta

seção foram transferidas para recém-criada 3ª Seção, de Registro e Arquivo.

66