Table of Contents Table of Contents
Previous Page  39 / 137 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 39 / 137 Next Page
Page Background

Fábio Campos Barcelos e Louise Gabler

38

criação de dois novos órgãos: a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação e a

Assessoria de Comunicação Institucional, como órgão de assistência direta e imediata ao

presidente. Antigos ministérios, que haviam sido transformados em secretarias por Collor,

foram novamente alçados ao nível ministerial, como foi o caso das secretarias de

Desenvolvimento Regional, de Cultura, de Ciência e Tecnologia, e do Meio Ambiente,

convertidas, respectivamente, nos ministérios da Integração Regional,

7

da Cultura, da Ciência e

Tecnologia, e do Meio Ambiente.

Foram criados também o Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo

8

e o

Ministério das Comunicações, a partir da divisão das competências do antigo Ministério do

Transporte e das Comunicações, que passou a se chamar apenas Ministério dos Transportes. E

ainda: o Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento foi transformado novamente em

Ministério da Fazenda;

9

o Ministério da Agricultura e Reforma Agrária passou a se chamar

Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária; o Ministério da Ação Social

tornou-se Ministério do Bem-Estar Social; e o Ministério da Educação, incorporando as funções

da antiga Secretaria de Desporto, foi substituído pelo Ministério da Educação e Desporto

.

Quando transformada na lei n. 8.490, em 11 de novembro de 1992, a medida

provisória n. 309 sofreu algumas alterações. Primeiro, o antigo Ministério do Trabalho e da

Administração passou a se chamar apenas Ministério do Trabalho, sendo recriada a Secretaria

de Administração Federal, como órgão de assistência direta e imediata ao presidente da

República. Além disso, o Gabinete Militar teve seu nome alterado para Casa Militar, e o

Conselho de Assuntos Econômicos, originalmente previsto pela medida provisória na estrutura

de órgãos da

Pr

esidência, não apareceu na redação final da lei, como pode ser visto do

Quadro 2 .

7 Vale dizer que nessa transformação o Ministério da Integração Nacional deixou de ter entre suas

competências aquelas ligadas ao turismo, que passaram para o recém-criado Ministério da Indústria,

Comércio e Turismo. No entanto, passou a constar como sua atribuição a defesa civil, antes no âmbito

do Ministério da Ação Social.

8 O novo Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo reuniu competências que até então eram

exercidas por diferentes órgãos. Como exemplo, podemos citar as atribuições relativas à propriedade

industrial e metrologia, que estavam a cargo do Ministério da Justiça, assim como aquelas ligadas ao

turismo, que se encontravam sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Da

mesma forma, o comércio exterior e o desenvolvimento industrial e comercial faziam parte do rol de

competências do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento.

9 Essa transformação, na verdade, acarretou uma diminuição das competências do ministério, que teve

atribuições remanejadas para os recém-criados: Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República.