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mudanças em sua estrutura e hierarquia. são fundamentais para o tratamento e

organização da documentação por ele produzia

Ainda que esta relação entre a história e a arquivística não se constitua

nenhuma novidade, já que há uma certa naturalização desta perspectiva

quando se trata dos arquivos permanentes, vistos como o território por

excelência do historiador, a gestão de documentos não prescinde da pesquisa

sobre a história institucional. Pelo contrário, é a ação do arquivista em todo ciclo

de vida do documento que garantirá a preservação do patrimônio documental

de uma sociedade (JARDIM, 1995, p. 5).

Para uma aplicação segura dos procedimentos arquivísticos, é imprescindível

possuir conhecimentos do contexto administrativo da produção do documento,

especialmente aqueles referentes à estrutura organizacional e às funções do

organismo produtor, que podem possuir um papel fundamental na solução das

dúvidas e dificuldades, teóricas e práticas, que surgem na definição de um fundo

de arquivo. Assim, o conhecimento histórico-administrativo constitui-se um

instrumental que garante maior segurança e estabilidade ao trabalho do

arquivista no tratamento dos documentos produzidos e acumulados pelos

órgãos no exercício de suas funções públicas, garantindo não só a manutenção

da relação orgânica entre o produtor e suas atividades administrativas, como

também permite a melhor compreensão do “conteúdo, forma e estrutura dos

documentos arquivísticos” (TOMASSEM, 2006, p. 11). O contexto sócio-politico,

cultural e econômico da produção de um arquivo só nos é dado a conhecer pelo

estudo da história administrativa, o que assegura o acesso a este acervo tanto

pela administração quanto pelo cidadão, através de instrumentos de pesquisa

eficientes que retratem as mudanças enfrentadas pelos organismos produtores.

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