O Arquivo Nacional e a memória da administração pública brasileira:
o 'projeto Mapa'
Apesar de ser identificada
com uma tradição historiográfica ultrapassada, a
história da administração pública se tornou uma temática privilegiada nas
instituições arquivísticas brasileiras, dada a necessidade de organização dos
conjuntos documentais sob a guarda dos arquivos públicos, que não poderia
prescindir de um conhecimento rigoroso sobre seus produtores. Tal ênfase se
acentuou partir da década de 1980, quando teve início o processo de
modernização do Arquivo Nacional, cuja experiência foi transformada em
projeto-piloto da Unesco para reestruturação de arquivos históricos do tipo
tradicional.
Nesse período, a carência de estudos sobre a administração brasileira
estimulou o estabelecimento de grupos de pesquisa voltados para essa temática
nas instituições arquivísticas públicas, sendo o Arquivo Nacional precursor nessa
área com o projeto Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA), que
teve início em 1981. O MAPA contribuiu com o papel de agente multiplicador
assumido pelo Arquivo Nacional, tornando-se um modelo do emprego da
pesquisa histórica na organização de acervos arquivísticos e do papel facilitador
da informática no campo da pesquisa histórica, tendo sua metodologia sido
constantemente repassada através de seminários e assistências técnicas
prestadas a outros órgãos.
O MAPA dedicou-se inicialmente ao levantamento da estrutura administrativa
colonial, dadas as necessidades mais imediatas do trabalho de tratamento
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