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O Arquivo Nacional e a memória da administração pública brasileira:

o 'projeto Mapa'

Apesar de ser identificada

com uma tradição historiográfica ultrapassada, a

história da administração pública se tornou uma temática privilegiada nas

instituições arquivísticas brasileiras, dada a necessidade de organização dos

conjuntos documentais sob a guarda dos arquivos públicos, que não poderia

prescindir de um conhecimento rigoroso sobre seus produtores. Tal ênfase se

acentuou partir da década de 1980, quando teve início o processo de

modernização do Arquivo Nacional, cuja experiência foi transformada em

projeto-piloto da Unesco para reestruturação de arquivos históricos do tipo

tradicional.

Nesse período, a carência de estudos sobre a administração brasileira

estimulou o estabelecimento de grupos de pesquisa voltados para essa temática

nas instituições arquivísticas públicas, sendo o Arquivo Nacional precursor nessa

área com o projeto Memória da Administração Pública Brasileira (MAPA), que

teve início em 1981. O MAPA contribuiu com o papel de agente multiplicador

assumido pelo Arquivo Nacional, tornando-se um modelo do emprego da

pesquisa histórica na organização de acervos arquivísticos e do papel facilitador

da informática no campo da pesquisa histórica, tendo sua metodologia sido

constantemente repassada através de seminários e assistências técnicas

prestadas a outros órgãos.

O MAPA dedicou-se inicialmente ao levantamento da estrutura administrativa

colonial, dadas as necessidades mais imediatas do trabalho de tratamento

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