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Rio de Janeiro pelo então governador marquês de Lavradio. Apesar da vida curta,

extinguiu-se em 1779, foi responsável por desenvolver uma manufatura para o

desenvolvimento do anil e por tornar Cabo Frio um dos principais polos do produto

(Del Priore, Venâncio, 2006, p. 104). Além disso, consta a fundação, no fim do século,

pelo então governador do Espírito Santo, Pires Pontes, de uma espécie de parque de

conservação florestal chamado Parque Real das Madeiras, assim como um

empreendimento semelhante em Ilhéus, o Real Conservatório das Matas, ambos

demonstrando a importância do extrativismo vegetal na economia colonial (Del

Priore, Venâncio, 2006, p. 105).

Mas se a instituição dessas novas entidades relacionadas ao estudo das ciências

é elemento contínuo da segunda metade do século XVIII, o mesmo não se pode dizer

do conjunto de instituições fundadas durante o período pombalino. Com a morte de

d. José I em 1777, o primeiro-ministro deixa o cargo colecionando polêmicas e

inimigos políticos. Apesar de uma continuidade em termos de política econômica,

com a busca por uma maior industrialização da metrópole e o estímulo à economia

colonial como fornecedora de produtos básicos essencialmente agrícolas dentro de um

processo de substituição de importações em Portugal, algumas instituições que

levavam a marca do ex-primeiro-ministro logo viram seu fim.

Durante o período em que estiveram ativas, as companhias de comércio

sofreram constante ataque, sobretudo por parte dos colonos. Por mais que, no período

de sua constituição, a ideia de uma companhia de comércio já fosse debatida em

Pernambuco, não foi bem aceito o modelo adotado, onde o centro de decisões era em

Portugal. A companhia tinha seus interesses muito mais ligados à política da

metrópole, resgatando o exclusivismo comercial em detrimento dos interesses dos

agentes presentes na colônia, que a acusavam de desviar a riqueza colonial. Assim,

com o passar dos anos, mesmo apresentando impactos positivos sobre a economia

local, como o aumento do número de engenhos e das exportações em geral, foi alvo

de constantes e intermináveis críticas, entre elas as de não respeitar as margens de

lucro estipuladas em seu estatuto, cobrar preços exorbitantes em suas vendas,