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interior do país que tais animais ganham uma importância estratégica como meio de
transporte para homens e cargas.
Os cavalos eram criados em todas as capitanias, sobretudo no interior do
Maranhão e do Piauí. Os animais de raça eram valorizados pelos senhores de engenho
e, por serem indispensáveis às Forças Armadas, Portugal vinha buscá-los aqui durante
o século XVII e parte do XVIII. Várias cartas régias incentivavam esse comércio. A
carta régia de 14 de dezembro de 1666 anunciava a vitória do governo de Angola e
ordenava que se mandasse para lá o maior número possível de cavalos. Cartas régias e
provisões durante todo o século XVIII repetiram insistentemente a recomendação de
que não partisse embarcação alguma para Angola sem conduzir cavalos (Simonsen,
1978, p. 174). A criação de gado cavalar foi complementar à criação do gado vacum,
pois o cavalo era a montaria do vaqueiro, cuja função principal era percorrer os
campos para cuidar do gado. Já o gado muar, criado basicamente no sul do país,
passou a ser usado na exploração das minas para transportar o ouro, surgindo aí a
figura do tropeiro, que durante dois séculos exerceu função relevante nas ligações no
interior da colônia.
Em pouco tempo os animais provenientes da região sul suprimiram o
abastecimento que era feito a partir das barrancas do São Francisco (Del Priore,
Venâncio, 2006, p. 77). Assim, a mula começou a ter preferência sobre o cavalo no
transporte interno da colônia, o que fez disparar seu preço e prosperar ainda mais as
capitanias gaúchas em detrimento das do nordeste. Buscando remediar essa situação a
Coroa realizou esforços como a carta régia de 19 de junho de 1761, em que declarava
o rei os danos causados pelo crescimento do transporte e do comércio de mulas,
“deixando (-se) por isso de comprar os cavalos; de sorte que se vai extinguindo a
criação deles [...] em grave prejuízo de meu real serviço [...] e bem comum dos
lavradores dos sertões da Bahia, Pernambuco e Piauí”,
proibindo a partir de então o
despacho de entrada e saída de mulas em qualquer região do país. Tal medida, como
muitas outras, não foi cumprida e outras cartas régias foram expedidas, como a de