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Caderno Mapa n.9- A Secretaria de Estado do Negócios da Fazenda e o Tesouro Nacional

Durante esse período, tem destaque a criação, em 6 de março de 1821, do cargo de ministro e

secretário dos Negócios da Fazenda, finalmente separado do cargo de secretário de Estado dos

Negócios do Brasil. Seguindo a tradição, foi nomeado o presidente do Erário, d. Diogo Menezes,

Conde de Louzã. Como vimos anteriormente, ao analisarmos a criação do cargo em Portugal, essa

nomeação deve ser vista inicialmente como um novo posicionamento político do cargo de presidente

do Erário, visto que o cenário conturbado do período não permite a estruturação da secretaria como

uma repartição separada da organização fazendária.

Em 20 de setembro do mesmo ano, com o país já sob a regência de d. Pedro, é ordenado que o

Real Erário passe a se chamar Tesouro Público do Rio de Janeiro. Essa decisão é interessante por

manifestar a substituição do termo “real” por “público”, enfatizando, portanto, a busca por enquadrar

as instituições dentro das novas ideias políticas liberais que contrastavam com antigas práticas do

Antigo Regime. Assim, as finanças não eram mais administradas como patrimônio real, mas como bem

público, em um processo que, como vimos, já se iniciara no século XVIII e que, após as diversas

mudanças produzidas na relação entre governantes e sociedade, principalmente após a Revolução

Francesa, toma forma cada vez mais definida.

Os anos pós-independência

Durante o período imperial, é possível visualizar as mudanças administrativas do Tesouro a partir

de duas grandes reformas, empreendidas em 1831 e 1850, e uma série de outras alterações pontuais,

antecedidas, no entanto, por uma reformulação feita em 1829, que reorganizou as atribuições de

praticamente todas as contadorias que funcionavam desde a instalação do órgão no país.

Primeiramente, é preciso destacar mais uma vez as dificuldades de se identificar, a partir da leitura

da legislação, uma distinção clara dos conceitos de Secretaria de Estado da Fazenda e Tesouro Público,

principalmente antes da década de 1830. A criação de um cargo de secretário de Estado para as

questões da fazenda não necessariamente significou, nesta primeira década, a criação de um Secretaria

de Estado do ponto formal, como uma instituição administrativa distinta. Até a reforma de 1831, não

houve nenhuma determinação que criasse uma estrutura de Secretaria de Estado, havendo apenas o

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