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Caderno Mapa n.4 - A Secretaria de Estado do Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e a modernização do Império

Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN), fundada em 1827. Apesar de constituir-se como

organização privada, a atuação da SAIN estava subordinada à Secretaria de Estado dos Negócios do Império,

e suas ações auxiliavam o governo nos assuntos relativos às pesquisas científicas e demais procedimentos

que viessem a desenvolver a agricultura, a indústria e a economia. Entre as décadas de 1850 e 1860, a SAIN

foi responsável pela fundação dos institutos agrícola

s 25 ,

que também ficaram subordinados à secretaria.

A implantação destes institutos esteve relacionada à política imperial de substituição de mão de obra

escrava e de estímulo à produtividade agrícola, através da modernização de suas técnicas e da promoção da

instrução e da experimentação agrícola, além de serem responsáveis pelo estabelecimento dos cursos

agrícolas. Um exemplo é Instituto Fluminense de Agricultura , que fundou a Fazenda Normal (1864) e o

Asilo Agrícola (1869), nas dependências do Jardim Botânico. A Fazenda Normal era voltada para atividades

tecnocientíficas, tais como a aclimatação de espécies e produção de mudas e sementes para distribuição e

comercialização. Já o Asilo Agrícola era responsável pelo ensino primário dos órfãos encaminhados pela

Santa Casa. Os alunos tinham uma formação elementar, moral e religiosa, recebiam noções práticas de

agricultura e exerciam as atividades práticas na Fazenda, servindo de mão de obra para a instituição.

(BEDIAGA, 2011; LIMA, 1988; MARTINS, 1995).

No contexto da Lei do Ventre Livre, foi criado em 1873 o Estabelecimento Rural de São Pedro de

Alcântara, na província do Piauí, diretamente subordinado ao ministério. O objetivo de sua criação era o de

ser uma escola agrícola para os ingênuos e libertos. Nos primeiros anos, o estabelecimento apresentou um

relativo sucesso, chegando a ter oitenta e nove alunos. Entretanto, logo entrou em declínio e, em 1886, só

contava com vinte e nove estudantes, chegando o governo a cogitar sua transformação em um instituto de

zootecnia. Um outro órgão destinado a menores desemparados, visando uma formação agrícola, foi a

Colônia Orfanológica Isabel, criada em 1874 em Pernambuco. A secretaria também foi responsável pela

subvenção da Escola Prática de Agricultura da Fazenda União Indústria, inaugurada em 1869, através de um

contrato entre o governo e essa empresa. (LIMA, 1988, p. 120).

Em 1875 o Imperial Instituto Baiano de Agricultura implantou a Escola Agrícola da Bahia em São Bento

das Lages, que tinha por objetivo generalizar os conhecimentos da ciência agrícola, inaugurando o ensino

superior voltado para esse fim. De acordo com os estatutos, além da formação de agrônomos, engenheiros

agrícolas e veterinários, a escola também deveria formar trabalhadores agrícolas em seu curso elementar.

Essa formação, denominada “prática”, tinha seu currículo voltado para estudos em silvicultura, agronomia,

arte, veterinária e engenharia agrícola (Ibidem, p. 119).

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Foram criados institutos agrícolas nas províncias do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul e também em Sergipe, Pernambuco

e Rio Grande do Norte, mas nesses últimos não chegaram a funcionar.

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